sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)- Estudo no Conselho



    O Conselho Municipal de Educação de Esteio, durante sessão de estudos,  a partir de combinações com a Regional GRANPAL ficou responsável pelo estudo da Base Nacional Comum Curricular - Área Ciências da Natureza: Ensino Fundamental- Ciências da Natureza; Ensino Médio - Química, Física e Biologia. 


  A introdução do estudo da BNCC ficou a cargo do conselheiro e professor Tiago P. Klein.

   A discussão ficaram com as professoras e conselheiras habilitadas na área do conhecimento: Iris de Lemos, Tatiana Parenti e Adriana C. de Paula.  

OBJETIVOS GERAIS Ciência da Natureza (CN)

 • Compreender a ciência como um empreendimento humano, construído histórica e socialmente.
 • Apropriar-se de conhecimentos das Ciências da Natureza como instrumento de leitura do mundo.
 • Interpretar e discutir relações entre a ciência, a tecnologia, o ambiente e a sociedade.
 • Mobilizar conhecimentos para emitir julgamentos e tomar posições a respeito de situações e problemas de interesse pessoal e social relativos às interações da ciência na sociedade.
 • Saber buscar e fazer uso de informações e de procedimentos de investigação com vistas a propor soluções para problemas que envolvem conhecimentos científicos.
 • Desenvolver senso crítico e autonomia intelectual no enfrentamento de problemas e na busca de soluções, visando transformações sociais e construção da cidadania.
 • Fazer uso de modos de comunicação e de interação para aplicação e divulgação de conhecimentos científicos e tecnológicos. 
• Refletir criticamente sobre valores humanos, éticos e morais relacionados com a aplicação dos conhecimentos científicos e tecnológicos.
   



OBJETIVOS CN- ENSINO FUNDAMENTAL


• Realizar uma leitura de mundo apoiada em conhecimentos das Ciências da Natureza. 
• Desenvolver o interesse, o gosto e a curiosidade pelo conhecimento científico.
 • Compreender questões relacionadas a si próprio/a e às suas relações com a sociedade e o ambiente a partir de conhecimentos relacionados às Ciências da Natureza. 
• Desenvolver a autonomia intelectual dos/as estudantes buscando respostas para problemas e situações que fazem parte de suas vivências e do cotidiano, contribuindo para o processo de alfabetização e letramento. 
• Apropriar-se de conhecimentos das Ciências da Natureza como instrumento de leitura do mundo, compreendendo as ciências como um empreendimento humano.
 • Identificar e compreender aplicações e implicações da ciência e da tecnologia na sociedade e no ambiente.
 • Buscar e fazer uso de informações, de procedimentos de investigação com vistas a propor soluções para problemas que envolvem conhecimentos científicos. 
• Utilizar-se de conhecimentos das Ciências da Natureza para emitir julgamentos e tomar posições a respeito de situações e problemas de interesse pessoal e social relativos às interações da ciência na sociedade.
 • Desenvolver senso crítico e autonomia intelectual no enfrentamento de problemas que envolvam conhecimentos das Ciências da Natureza e na busca de soluções visando a transformações sociais e à construção da cidadania. 



4 EIXOS ESTRUTURANTES 

• Conhecimento conceitual – conteúdos conceituais específicos de cada componente curricular – leis, teorias e modelos. Estudos sobre fenômenos, processos e situações que suscitam o domínio de conhecimentos científicos para a sua compreensão.
• Contextualização histórica, social e cultural – relações entre conteúdos conceituais e o desenvolvimento histórico da ciência e da tecnologia; o papel dos conhecimentos científicos e tecnológicos na organização social e formação cultural dos sujeitos e as relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Temas de relevância social, a partir dos quais articulações entre diferentes áreas poderão ser feitas.



 Processos e práticas de investigação – dimensão do saber fazer, aproximação com os modos de produção do conhecimento científico. O saber fazer, busca a apropriação da metodologia como um objeto de estudo. Estudos sobre processos de construção de modelos científicos, práticas de investigação científica, uso e produção de tecnologias, considerando as especificidades do contexto escolar. 

• Linguagens – importância do domínio das linguagens específicas das Ciências da Natureza e das múltiplas linguagens envolvidas na comunicação e na divulgação do conhecimento científico.

6 UNIDADES DE CONHECIMENTO - UC 

• UC1 Materiais, substâncias e processos -  de que são feitas as coisas? Como são formados e transformados os materiais? Qual o papel da energia na transformação dos materiais? Quais materiais estão presentes nos diferentes ambientes e qual sua relação com a vida? 

• UC2 Ambiente, recursos e responsabilidades - qual a relação existente entre o consumo humano e a disponibilidade de recursos naturais? Qual a relação existente entre modelo de desenvolvimento econômico, padrões de consumo humano e sustentabilidade? Qual o potencial de aproveitamento dos ambientes, a começar pelo ambiente doméstico? Qual a relação entre consumo e produção de resíduos? Como as atividades humanas inseremse em ciclos e processos naturais (químicos, físicos, biológicos e geológicos), afetando-os? 

• UC3 Bem-estar e saúde - qual a importância de consumir alimentos saudáveis? Como manipular bem os alimentos? Como evitar contaminação por vírus, bactérias, fungos e parasitos? Como o ambiente favorece ou não para a saúde do ser humano? Que práticas devemos evitar para preservar o ambiente e a saúde?

• UC4  Terra, constituição e movimento - quais movimentos ocorrem no/com o planeta Terra e qual é sua relação com fenômenos como o dia e a noite, as estações do ano e as marés? Como o ser humano tem compreendido e investigado a Terra e o sistema solar ao longo da história da humanidade? Do que é composta a atmosfera de nosso planeta e quais suas propriedades? Como características da atmosfera, hidrosfera, biosfera e litosfera de nosso planeta mantêm-se e se transformam ao longo da história da Terra? Como as atividades humanas e o uso e a produção de bens tecnológicos afetam e dependem dessas características, a exemplo das mudanças climáticas?

• UC5 Vida: constituição e reprodução - quais as principais formas de vida presentes nos ambientes aquáticos, aéreos e terrestres e sua relação com o ambiente em que vivem? Como o ambiente contribui para a adaptação e a evolução dos seres? Qual a relação da luz com o desenvolvimento de plantas e demais seres vivos? Que características dos seres vivos e o parentesco entre eles podem estar relacionadas à história da vida na Terra? 

• UC6 Sentidos: percepção e interações - como ocorre a produção, a transformação e a propagação de diferentes tipos de energia? Quais são os efeitos desses diferentes tipos de energia e como estão relacionados aos diferentes sentidos? Como as características da luz, do som, do calor estão relacionadas com os sentidos e percepções observados em seres vivos como a visão, o tato e a audição? Como funcionam artefatos e equipamentos que possibilitam novas formas de interação com o ambiente e a compreensão de fenômenos físicos, químicos e biológicos de natureza distintos?

CONSIDERAÇÕES – Ciências da Natureza - Ensino Fundamental Aspectos positivos:

- Visão da ciência como um empreendimento humano; 

- Estudo da ciência como uma ferramenta, e não os conhecimentos científicos tendo fim em si mesmos;

 - Desenvolvimento do senso crítico do aluno na interpretação dos fatos científicos;

 - Abordagem a partir da CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente); 

- Visão do aluno como autor do seu conhecimento;

- Objetivos de Aprendizagem amplos e relacionados com o cotidiano; 

- A ênfase ao estudo dos fenômenos naturais e ambientais; 

- A organização dos conteúdos e objetivos em Eixos Estruturantes; 

- O Eixo “Processos e práticas de investigação” que oportuniza ao aluno conhecer e experimentar o fazer científico; 

- O Eixo “Linguagens”, que instrumentaliza o aluno para a interpretação e expressão dos fatos e conhecimentos científicos; 

- Estruturação dos conteúdos em Unidades de Conhecimento, desfragmentando e contextualizando os conteúdos;

Aspectos negativos:

- Pouca exploração de objetivos relacionados a Química e a Botânica;

Sugestões de Acréscimos: 

-CNCN6FOAOO1 ......identificando as espécies que são nativas SUAS ESTRUTURAS e características.

- CNCN6FOA017 ... FAZENDO A RELAÇÃO COM OS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NAS REAÇÕES.




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