terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Qual o papel dos Conselhos Municipais de Educação (CME)?


TEXTO EXTRAÍDO DO MÓDULO 2 DO CURSO FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO

Qual o papel dos Conselhos Municipais de Educação (CME)?

O papel fundamental dos CME é dividir com os Municípios a preocupação com a educação na busca de alternativas para os problemas existentes nessa esfera política.

Esse papel exige legitimidade do Conselho, que resulta da relação que ele for capaz de estabelecer com a sociedade por meio dos segmentos nele representados. A legitimidade da representação confere-lhe o papel de interlocutor das demandas sociais, assegurando assim a participação da sociedade no aperfeiçoamento da educação municipal.

Essas demandas não se restringem ao ensino fundamental, responsabilidade do Município compartilhada com o Estado, nem à educação infantil, área prioritária de atuação municipal. Entende-se que o CME deve atuar também junto a outras esferas públicas para atendimento à demanda dos demais níveis de ensino no Município.

Ao fixar na Lei a composição, as funções e as atribuições de um Conselho, o Município estará definindo o perfil do colegiado. Esse perfil deve responder às peculiaridades, às necessidades e às possibilidades locais, determinadas pelo estágio de desenvolvimento do Município.

Que funções tem o Conselho Municipal de Educação no contexto da gestão democrática do ensino público?

Na análise da trajetória dos Conselhos de Educação até a Constituição de 1988, constatou-se que, como órgãos normativos dos Sistemas Federal e Estaduais de Ensino, eles atuavam principalmente nas áreas de legislação e normas e de planejamento educacional, interpretando leis e elaborando normas educacionais, com um perfil predominantemente técnico pedagógico. Em decorrência, suas funções eram de natureza consultiva, normativa, deliberativa e de assessoramento ao Ministério ou à Secretaria de Educação.

A Legislação editada a partir desta Constituição, isto é, na década de 90, acrescenta às tradicionais funções consultiva, normativa e deliberativa as funções de fiscalização e/ou controle social, propositiva e mobilizadora. Em consequência, como outros Conselhos sociais criados na mesma década (os Conselhos de Saúde, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Alimentação Escolar, etc.), os Conselhos de Educação deveriam atuar, agora, na área das políticas públicas, com um novo papel: órgãos de participação, mobilização e controle social.

Para contribuir com os Municípios na definição das funções do CME, que será instituído ou reorganizado, são apresentadas a seguir as características de cada função e as condições para o seu desempenho.


FONTE CONSULTADA:
http://ccmers.proj.ufsm.br/moodle2/

UFSM/2013- CURSO DE FORMAÇÃO PARA OS CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO- PRÓ-CONSELHO- 2ª EDIÇÃO



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