I - O
Regimento Escolar deverá:
a) atender à legislação educacional
vigente, especialmente a LDBEN nº 9.394/96 e as normas do Sistema Municipal de
Ensino de Esteio;
b) observar a coerência entre as
concepções do Projeto Político-Pedagógico e da proposta regimental, tanto nos
aspectos pedagógicos quanto nos aspectos de gestão;
c) distribuir-se em Títulos, Capítulos, Seções e
Artigos que podem ser desdobrados em Parágrafos, Incisos ou Alíneas, conforme
disposição técnico-legislativa;
d) apresentar uma folha de rosto com identificação da
Escola e com o título, conforme nível e modalidade de ensino oferecidos;
e)
formatar o documento de acordo com as
normas da ABNT;
f) usar os verbos no tempo presente do indicativo em
todo o texto do regimento;
g) disciplinar todos os aspectos do funcionamento
escolar, estruturados com clareza suficiente para solucionar situações,
garantindo a legalidade dos trabalhos escolares.
II-
Quanto à Forma deverá:
a) apresentar a matéria regimental de forma simples,
clara e impessoal;
b) utilizar linguagem correta, concisa e precisa;
c) expor ideias bem relacionadas e em sequência
adequada;
d) evitar palavras que possibilitem dupla
interpretação; e) utilizar somente palavras e frases indispensáveis à
redação do texto.
III-
Quanto ao Conteúdo deverá apresentar
informações completas sobre a estrutura, organização e o funcionamento da
escola:
a)
demonstrando o entrosamento
indispensável entre os diversos órgãos;
b)
caracterizando brevemente cada uma
das funções desempenhadas pelos profissionais na escola;
c)
prevendo as soluções para as várias
situações do cotidiano da escola e indicando de forma prescritiva as ações a
serem realizadas e o profissional responsável pelo acompanhamento e execução de
cada uma delas;
d)
mantendo consonância com o Projeto
Político-Pedagógico;
a) a transcrição de disposições normativas superiores que se achem inseridas em legislação Municipal, Estadual e Federal;
b) a reprodução de normas constantes de documentos que devem ser aprovados pelos interessados diretos, tais como Conselho Escolar, Grêmio Estudantil, Círculo de Pais e Mestres, que devem ter Regimento próprio;
c) o detalhamento de tarefas.
REGIMENTO
ESCOLAR
O
Regimento Escolar da instituição de educação deve explicitar os seguintes
elementos mínimos constitutivos, de acordo com os níveis e modalidades de
educação oferecidas:
1-
DA ESCOLA: 1.1 Fins: contemplar uma
síntese dos referenciais que representam a opção filosófica e ética,
sócio-antropológica, epistemológica já abordados amplamente no Projeto
Político-Pedagógico.
1.2 Níveis e Modalidades: explicitar os
níveis e modalidades oferecidos bem como suas especificidades.
Níveis:
Educação Infantil e Ensino
Fundamental.
Modalidades:
Educação de Jovens e Adultos:
Totalidades iniciais e Totalidades finais. Educação Especial (atendimento
educacional especializado).
1.2.1
Objetivos dos Níveis e Modalidades de ensino oferecidos: contemplar os objetivos próprios da escola, agregando
elementos legais.
2. Currículo: apresentar uma síntese da
concepção e os elementos estruturantes do currículo apontados no Projeto
Político-Pedagógico.
2.1
Planos de Estudos: Descrever a organização
formal do currículo em consonância com as Diretrizes Nacionais do Ensino
Fundamental, da Educação Especial, da Educação de Jovens e Adultos e da
Educação Infantil e o Projeto Político-Pedagógico da instituição. 3.
Metodologia
de Ensino: Os Princípios
Metodológicos adotados pela escola e que fundamentam a efetivação do currículo
devem ser explicitados no Regimento Escolar em consonância com o Projeto
Político-Pedagógico.
4. Organização Escolar:
4.1 Explicitar
a forma como a instituição está organizada de acordo com o art. 23 da LDBEN.
4.2
Ano Letivo e Calendário Escolar: Definir
a organização do ano letivo e do Calendário Escolar, contemplando as diretrizes
estabelecidas para dias letivos, reuniões, formação continuada e demais
atividades escolares.
4.3 Do Aluno: 4.3.1 Matrícula: Definir o que compreende a matrícula, rematrícula,
ingresso de alunos durante o ano e documentação necessária.
4.3.9 Reclassificação: descrever os procedimentos utilizados na
reclassificação baseados nos princípios elencados no art. 23 da LDBEN, em
consonância com o Projeto Político-Pedagógico, definindo:
- Em que casos pode ser utilizada;
- Critérios e responsáveis pela avaliação;
-
Forma de registro.
4.3.10
Transferência: explicitar: - Forma de
requisição; - Documentação a ser expedida; - Prazo para expedição do Histórico
Escolar.
4.3.11 Certificação de conclusão do Ensino
Fundamental
- Procedimento para a certificação
-
Documentação a ser expedida
4.4
Da Instituição: 4.4.1 Gestão:
4.4.1.1
Órgãos Colegiados: definir quais e suas funções, citando as Leis que os
legitimam e se possuem regimento próprio.
4.4.1.2
Direção ou Equipe Diretiva: composição e atribuições.
4.4.1.3
Corpo Docente: definir composição e sua atribuições baseadas nos
princípios elencados no art. 13 da LDBEN, em consonância com o Projeto
Político-Pedagógico 4.4.1.4
Funcionários:
definir composição e suas
principais atribuições.
4.4.1.5
Serviços de Apoio:
- Serviços que a Escola oferece;
- Objetivo de cada serviço;
-
Formas de atendimento.
4.4.1.6
Corpo Discente: composição
4.4.2
Princípios de convivência:
- Definir os Princípios de Convivência, observando
legislação vigente;
-
Forma de construção.
4.4.3
Avaliação: como se dará a avaliação
da instituição:
- Objetivos;
- Período;
- Forma;
- Participação;
-
Instrumentos;
- Registros;
-
Divulgação.
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