quarta-feira, 23 de agosto de 2017

MUSEU ABERTO NA AVENIDA DAS AMÉRICAS - ESTEIO

NOTICIA EXTRAÍDA DO SITE DA PREFEITURA

Museu de Aberto de Arte Urbana deixa legado de cor e alegria na Avenida das Américas


Fotos: Cristiane Franco

Quando eu passava por aqui sentia duas grandes tristezas: a de saber que tenho meus pais sepultados atrás desses muros e de ver o estado de abandono que esse paredão se encontrava. Agora, com tanto colorido, tenho um motivo para me alegrar quando passo por aqui”. 
Essa foi a declaração da moradora do Bairro Santo Inácio, Sinara Vieira, ao passear pela Avenida das Américas durante a manhã de sábado (19), acompanhada do esposo, Rodrigo Silva e da filha Maria Clara, de 5 anos, para ver de perto a criação do Museu Aberto de Arte Urbana (MAAUE). O paredão de mais de 1,4 mil metros quadrados foi divido em 56 painéis que receberam a intervenção artística de grafiteiros de diferentes lugares do RS e do país.

A família que mora em Esteio há 30 anos, disse que não imaginava que um dia pudesse ver naquele local tanta beleza e cor. “Nunca imaginei, um dia, ver esse espaço tão bonito. Ganha o bairro e a cidade, pois todo mundo vai querer vir aqui. Nunca tinham feito algo tão bonito!”, afirmou Rodrigo.

Quem também comemorou a iniciativa da prefeitura foi a artista Lirou. Grafiteira de Porto Alegre e que morou em Esteio, disse que a proposta, mais do que colorir um espaço degradado, valoriza a arte urbana produzida pelos grafiteiros. “Fiquei muito feliz com o convite e com a organização do evento. Tudo está lindo. Só temos a agradecer pela oportunidade de estar aqui”, disse.

Idealizado pelo prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, o MAAUE recebeu total apoio do grafiteiro esteiense Nasa Grafite, que assumiu a curadoria do evento. “Foi um trabalho maravilhoso, que pudemos ver o resultado a cada novo painel criado. Foram três dias de integração da arte com os moradores da nossa cidade que assistiram todo o processo da pintura. Estamos muito satisfeitos com o resultado e com o apoio recebido dos moradores”, afirmou Pascoal.

Para Nasa, o trabalho foi um desafio. “Esse é um dos maiores painéis de arte urbana do País e é na minha cidade. Eu não poderia deixar de fazer tudo o que estava ao meu alcance para que o projeto se realizasse. Estamos muito felizes, pois é a arte do grafite, que ainda sofre muito preconceito, que está sendo valorizada e levada para muita gente”, disse.


O projeto

A criação do Museu Aberto de Arte Urbana de Esteio (MAAUE) foi coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL) com apoio das secretarias municipais de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e da Educação (SME), tem apoio da Redemac Esteio, que doou parte das tintas para preparação do muro, as empresas Santa Zina Brechó, Padaria Pingo Doce, Pizzaria Divina, Supermercado Assun, Ferragem Silveira e Ferragem Fraga.

Ao todo, mais de 50 painéis foram produzidos por grafiteiros de cidades como Pelotas, Bento Gonçalves e Passo Fundo, além de Pernambuco e São Paulo, entre outras. Cada artista pode executar sua obra com tema livre, em painéis de aproximadamente 15m².

FONTE: SITE DA PREFEITURA DE ESTEIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário