terça-feira, 8 de outubro de 2013

CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO - Etapa Estadual - RS (CONAE- 2014) RS

     

   A etapa Estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae 2014) ocorreu no dia 4 de outubro de 2013, iniciou às 18h30, na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. A Conferência foi aberta pelo secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo e pelo secretário executivo-adjunto do Ministério da educação (MEC), Francisco das Chagas Fernandes. A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário participou da solenidade. A cerimônia de abertura teve a apresentação da Orquestra Villa Lobos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, de Porto Alegre.
     O secretário Azevedo lembrou os 25 anos da Constituição Federal. “Foi ela que assegurou a educação como um direito subjetivo, que não pode ser questionado. Saímos de uma situação em que a educação era um privilégio para o direito à educação”. A ministra Maria do Rosário afirmou que a educação está no centro do projeto nacional de desenvolvimento e dos direitos humanos.


    A coordenadora do Fórum Estadual de Educação, Rosa Mosna, destacou o papel do fórum nacional e dos fóruns estaduais de educação para a realização da Conae 2014. A vereadora Sofia Cavedon disse que a mobilização popular foi decisiva para aprovar a destinação de recursos da exploração do petróleo para a educação. Já a deputada Ana Afonso ressaltou o caráter democrático da Conae.


  A conferência tem 1.200 delegados, representando 106 conferências municipais e intermunicipais. Os debates continuam no sábado (5), com os colóquios simultâneos nos sete eixos temáticos da Conae: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; qualidade da educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; Gestão democrática: participação popular e controle social; Valorização dos profissionais da educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.



Fonte:

Site: www.educacao.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário